Para alguns, isso pode parecer apenas uma improvisação. Para mim, é uma prova de que a inovação acontece quando ultrapassamos as barreiras que nos impõem. O que muitos enxergam como limitações, eu vejo como a chance de criar algo novo e funcional.
Identificado uma eventual necessidade de ajustar dados de planilhas complementares e corrigir cargas com inconsistências, além da falta de padrão nas solicitações e urgências que surgiam inesperadamente, trouxe desafios significativos para o nosso fluxo de trabalho. Sem um sistema que pudesse registrar e acompanhar cada solicitação, garantir a segurança dos dados e fornecer um fluxo de aprovação, era difícil gerenciar as correções de forma ágil, os as solicitam vinham por Teams ou e-mail.
Foi para resolver esses problemas, e no cenário especifico, que desenvolvi uma solução utilizando o pacote Office, com o pensamento de precisar mostrar algo simples de usar, prático e custo quase que zero, que desenvolvi uma solução que vai além do convencional, utilizando o pacote Office para capturar e gerenciar as solicitações de ajustes na base de dados. Com isso, consegui me antecipar às urgências que muitas vezes geram impactos negativos e surpresas indesejadas.
Minha abordagem combinou algumas das melhores ferramentas disponíveis:
- PowerApps: Cria um ambiente flexível para que os colaboradores façam suas solicitações de forma simples e rápida.
- Power Automate: Garante que todos fiquem atualizados com notificações automáticas sobre o progresso.
- SharePoint: Organiza, armazena e versiona os dados, mantendo tudo acessível e sob controle.
- ETL com Talend: Orquestra e mantém os dados otimizados para uma performance eficiente.
- Python: Faz a comunicação entre as ferramentas de forma fluida e inteligente.
Esta solução não apenas resolveu problemas e aumenta a eficiência, mas também transforma a mentalidade do ‘não dá’ em uma cultura de melhoria contínua. E o melhor: tudo foi feito com recursos internos já adquiridos, sem custos adicionais. Gerou com isso a curiosidade conhecer mais as ferramentas internas, e aproveitar ao máximo o que já temos, encontrando maneiras de superar desafios e gerar resultados melhores.